Buscar:   

Bolacha - tipos de bolacha

Imprimir


Você sabia que as bolachas são divididas em categorias? Veja quais são elas.
A bolacha artesanal pode ser classificada em seis diferentes tipos de acordo com o método de preparo. Os métodos são os seguintes: barrada, cortada, moldada, pingada, prensada e refrigerada. Apesar dessa classificação, as pessoas costumam nomear cada bolacha de acordo com o ingrediente predominante, por exemplo: bolacha de chocolate, bolacha maisena, etc., ou pelo seu estilo como, a bolacha recheada, ou ainda por um nome tradicional como, a bolacha maria.
 

Bolacha barrada

Este tipo de bolacha é feito com uma massa mole que é derramada em uma fôrma, é assada e depois de fria é cortada em barras.

Bolacha cortada

A massa desta bolacha é firme. Depois de aberta com o auxílio de um rolo, ela é cortada em diferentes formatos dependendo do modelo do cortador utilizado. A massa também pode ser cortada com faca ou carretilha. Nesse caso, os rolos de madeira com figuras entalhadas também podem ser utilizados para imprimir alguma figura decorativa.

Bolacha moldada

Pequenas porções de massa são moldadas manualmente em formatos de bolas, cilindros, croissants, etc.

Bolacha pingada

A massa desta bolacha tem uma textura média, não é mole nem dura. Ela é pingada na fôrma com o auxílio de uma colher.

Bolacha prensada

A massa desta bolacha é prensada através de um saco de confeiteiro ou de uma máquina manual de fazer bolachas. Esse método permite a confecção de vários formatos diferentes de bolacha, dependendo do terminal usado.

Bolacha refrigerada

A massa deve ser enrolada como um cilindro e refrigerada até se tornar firme, depois é cortada em fatias e assada.

 

Além destes estilos, alguns consideram as barras de cereal como um tipo de bolacha.

 

Correção: Antonia Pereira


Fotos