Buscar:   

Temperatura interna das carnes

Imprimir

Um dos segredos para servir uma carne deliciosa está no seu ponto de cozimento. Uma carne muito mal passada pode não agradar a todos os paladares e pode ser perigosa a nossa saúde. Um carne muito passada perde todo o seu suco natural e fica muito rígida. Já uma carne assada no ponto certo fica macia e suculenta.
Mas como saber a temperatura ideal para cada tipo de carne e como saber se o ponto de cozimento desejado já foi atingido sem ter que ficar cortando a carne para espiar como ela está por dentro?!
A temperatura interna depende do tipo da carne e do tipo do corte e pode variar entre mal passada e bem passada sem oferecer risco ao consumidor.
Para saber a temperatura interna da carne você vai precisar de um termômetro próprio para cozinha. Você deve inserir o termômetro na parte mais espessa da carne e ele não deve encostar no osso, quando houver. Assim que o termômetro informar a temperatura ele deve ser retirado da carne.
Outro detalhe importante é deixar a carne descansar por alguns minutos antes de servir. Nesse meio tempo a temperatura ainda subirá alguns graus e a carne irá reter todo o seu suco ficando assim macia e suculenta.
Confira no quadro abaixo a temperatura interna ideal para cada carne:

 

Ponto de cozimento

Temperatura antes de descansar

Carne de gado

 

mal passada

63oC

ao ponto

71oC

bem passada

77oC

carne moída

71oC

Carne de porco

 

ao ponto

71oC

bem passada

77oC

carne moída

71oC

Carne de ovelha

 

mal passada

63oC

ao ponto

71oC

bem passada

77oC

carne moída

71oC

Carne de frango

 

frango inteiro ou em corte

74oC


Fonte: www.usda.com


Fotos