Buscar:   

Temperaturas de serviço dos vinhos

Imprimir

Os vinhos brancos devem ser servidos levemente refrescados e os vinhos tintos devem ser servidos em temperatura ambiente. Mas qual seria esta temperatura ambiente uma vez que ela pode variar muitos graus dependendo da localização da cidade onde você mora? A temperatura ambiente levada em consideração no caso do serviço dos vinhos tintos fica em torno de 18 graus Celcius. Por isso, se você mora em um lugar onde faz muito calor, você terá de resfriar o vinho antes de serví-lo.
Existem aparelhos específicos para o resfriamento das garrafas de vinho, mas se você, assim como a maioria das pessoas, não possui este equipamento, você pode resfriar tanto o vinho branco quanto o tinto na geladeira mesmo. Uma garrafa leva de 30 a 90 minutos para chegar na temperatura ideal.
Existem também termômetros específicos para saber se o vinho já está na temperatura certa, aquela que irá realçar seu sabor, seu aroma e suas características. Existem termômetros que são colocados dentro da garrafa e outros que se parecem com uma pulseira e que são colocados ao redor da garrafa. Ambos os modelos são vendidos a preços acessíveis e vale a pena o investimento.
Confira na tabela abaixo a temperatura de serviço de cada tipo de vinho:

Vinho    Temperaturas de serviço
Champagnes, cavas e espumantes    4 a 6oC
Brancos suaves ou doces    8 a 10oC
Brancos secos    10 a 12oC
Roses    12 a 14oC
Tintos leves    14 a 16oC
Tintos de corpo médio    16 a 18oC
Tintos encorpados    18 a 20oC

Fonte: www.wine.com


Fotos