Buscar:   

Tipos de Facas

Imprimir

O preparo de praticamente todas as receitas pede que o cozinheiro use uma faca e uma tábua de corte.

Existem vários tipos de facas, o uso de cada uma delas é determinado pelo tipo do corte desejado e pela textura do alimento a ser cortado. Confira os tipos de facas e utensílios mais usados na hora de cortar os alimentos.

Faca do chef
A lâmina desta faca é lisa, larga e longa (20 a 30cm), e sua ponta é ligeiramente curvada. Esta faca serve para quase todos os tipos de corte e por isso é a mais usada na cozinha.

Faca lisa
A lâmina desta faca é bem fina e lisa, seu comprimento é um pouco menor do que o da faca do chef e a sua ponta é levemente arredondada. Todas estas características fazem com que esta faca seja especial para o corte de fatias bem finas de frios e de pratos delicados como a massa folhada.

Faca para desossa
Esta faca tem a lâmina bem fina, lisa, longa e pontiaguda. Como seu nome já diz, esta faca é usada para desossar carnes, aves e peixes. Serve também para descascar frutas e vegetais.

Faca para tornear
Esta faca tem a lâmina bem fina, lisa, curta e é curvada. Como seu nome sugere, esta faca é usada para tornear e esculpir frutas e vegetais.

Faca para legumes
A lâmina desta faca é curta e levemente serrilhada. Esta faca é usada para cortar todos os tipos de legumes e de frutas.

Faca para pão
Esta faca tem a lâmina longa e serrilhada. Isto permite que o corte não machuque o alimento a ser cortado. Mas para isso a lâmina deve se fina e rígida. Esta faca também serve para cortar alimentos duros como chocolate e amêndoas e alimentos macios como bolos e tomate.

Faca para filetar
A lâmina desta faca é longa, tem a ponta arredondada e, o mais imporante, tem pequenas ranhuras que permitem a passagem do ar, facilitando o corte em fatias extremamente finas. É a faca ideal para cortar filetes de salmão, de presunto e de carne.

Garfo trinchador
Este garfo de cabo e de dentes longos serve para firmar o alimento a ser cortado.

Chaira
A chaira é um dos instrumento usados para afiar as facas. Segure a chaira com a mão esquerda e a faca com a mão direita num ângulo de 20 graus em relação à chaira. Em movimentos rápidos passe todo o comprimento da lâmina da faca pela chaira. É importante afiar os dois lados da lâmina.

Tábua de corte
Não importa se a tábua é de madeira, de plástico, de vidro ou até mesmo de bambu. O importante é ter uma tábua para o corte de carnes e peixes e outra para o corte de legumes e frutas. Isto evita que as bactérias das carnes cruas contaminem os outros alimentos. Se a tábua escolhida for a de madeira, neste caso é interessante ter uma especificamente para o corte de cebola e de alho. A tábua de madeira nunca deve ser colocada na máquina de lavar louça. Para limpar a tábua de madeira, lave-a com esponja e sabão de louça após cada uso e uma vez por semana esfregue a metade de um limão com sal grosso em toda a superfície da tábua, deixe agir por alguns minutos e enxague. É importante que a tábua de madeira seque bem, evitando o aparecimento de mofo.


";}

Fotos